Desinfecção com Iluminação UV-C: conheça mais sobre essa tecnologia

sala com iluminação uv-c
6 minutos para ler

Com o início da pandemia do novo coronavírus, a sociedade percebeu a importância da limpeza profunda de objetos e superfícies para a descontaminação. Sem os cuidados de higiene adequados, as pessoas ficaram expostas aos riscos de contrair e disseminar a doença que, em alguns casos, pode ser fatal.

Nesse contexto, alguns produtos e serviços têm se sobressaído em virtude de sua eficiência. Um deles é a iluminação UV-C. Por isso, neste post, vamos falar sobre a tecnologia que foi desenvolvida para otimizar a qualidade da produção, como ela funciona e qual é o seu papel no combate à COVID-19.

Quer saber um pouco mais sobre desinfecção com iluminação UV-C? Continue a leitura!

O que é a tecnologia de iluminação UV-C?

A tecnologia em UV-C trata-se de uma luz invisível com propriedades germicidas poderosas, que abrangem a faixa de 200 a 280 nanômetros (nm). O comprimento de onda de 253,7 nm, é específico para desinfetar e purificar ambientes, tendo em vista que ela torna os micro-organismos inofensivos após quebrar o seu DNA.

Inclusive, o novo coronavírus não resiste à iluminação UV-C, razão pela qual a solução desempenha papel relevante no contexto atual. No mercado, há uma gama bastante ampla de lâmpadas planejadas com esse tipo de tecnologia, as quais são aplicadas em diversos produtos, como aparelhos de ar circulante, cobots, câmaras e sistemas abertos.

Como a iluminação UV-C pode ser aplicada?

A radiação UV-C é utilizada pelos cientistas há quase 40 anos como um desinfetante para a água, o ar e superfícies. Podendo ser implementada em qualquer tipo de segmento, sendo espaços públicos e privados, como por exemplo, indústrias, escritórios, escolas, academias, shoppings, hospitais, supermercados, meios de transporte etc.

A tecnologia de iluminação da Signify é a melhor alternativa, já que comprovadamente eliminam 99% do vírus SARS-CoV-2. Além disso, possui um histórico comprovado no desenvolvimento de aplicações e produtos UV-C inovadores.

Os principais pontos positivos dessa solução, são as aplicações que se encaixam no dia a dia, inclusive algumas delas foram projetadas para que não haja a necessidade de evacuação da área.

Como a iluminação UV-C funciona?

A iluminação UV-C age por meio de fontes de luz que desativam vírus e bactérias, inclusive o SARS-CoV-2 em 6 segundos de aplicação na superfície. Os serviços, sistemas de controle, dispositivos, luminárias e lâmpadas são úteis para desinfetar completamente o ambiente.

Os raios ultravioletas emanados são invisíveis aos olhos humanos, contudo, a sua ação germicida é extremamente eficaz contra micro-organismos. Ao entrar em contato com a iluminação UV-C, os vírus e bactérias são destruídos, não conseguem mais causar doenças e tampouco se multiplicar.

Contudo, é necessário que a solução seja projetada, instalada e utilizada de acordo com as instruções de segurança.

Como a iluminação UV-C se relaciona com controle de qualidade?

A iluminação UV-C está relacionada ao controle de qualidade de produção porque combate o coronavírus, conforme pesquisa realizada no laboratório de Boston. De acordo com os resultados obtidos no NEIDL (Laboratórios Nacionais de Doenças Infecciosas Emergentes da Universidade de Boston, nos EUA), após alguns segundos da aplicação da tecnologia, os vírus desaparecem.

As pesquisas foram voltadas à validação da eficiência da iluminação UV-C da Signify para a eliminação do SARS-CoV-2. A eficácia da tecnologia foi comprovada pelo professor Dr. Anthony Griffiths e sua equipe, que trabalharam para desenvolver as ferramentas de apoio ao avanço científico e superação da COVID-19. Assim, foram feitos testes para encontrar a dosagem distinta de radiação.

A equipe descobriu que, em questão de segundos, os vírus podem ser inativados por uma dose específica de radiação: 22mJ/cm2. Consequentemente, as tecnologias passaram a ser criadas e instaladas conforme os padrões mais elevados de segurança.

Quais são as soluções da EDGE e como posso adquiri-las?

As soluções da EDGE são fornecidas com todas as instruções necessárias e salvaguardas para evitar prejuízos à saúde dos consumidores. Além de, sistemas automatizados que permitem a operação de soluções UV-C de maneira mais segura.

Desinfecção do ar

As luzes UV-C são germicidas e eliminam os micro-organismos que estão vivos e presentes em partículas suspensas no ar. Para isso, as ondas são emitidas dos sistemas de ar condicionado, ventiladores, bobinas de resfriamento e aquecimento.

Superfície

A radiação UV-C também funciona perfeitamente nas superfícies, agindo sobre vírus, bactérias e micro-organismos imunes a outras formas de esterilização. Esse tipo de iluminação não é perigosa para as pessoas se utilizada de maneira correta.

Objetos

Os micro-organismos podem permanecer vivos nos objetos compartilhados durante 5 dias caso não seja feita a desinfecção ou não seja utilizada a tecnologia de radiação UV-C.

Nesse sentido, vale ressaltar que a desinfecção de objetos ocorre em questão de poucos minutos, com a eliminação completa dos vírus que permeiam o ambiente.

A iluminação UV-C é efetiva, segura e versátil, podendo ser usada para as mais variadas aplicações, principalmente em equipamentos que estão expostos à contaminação.

Para implementar a solução basta entrar em contato com a EDGE e montaremos um projeto de acordo com a sua necessidade. A Signify é líder e especialista em iluminação UV-C, com um histórico de mais de 35 anos em inovações UV-C, e que podem ser utilizadas nas mais diversas aplicações.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a tecnologia de desinfecção com iluminação UV-C. Por fim, vale mencionar que ela deve ser implementada por profissionais especializados que conhecem cada detalhe dos produtos e foram treinados para essa função. Faça uma parceria com a EDGE, que colocará ao seu dispor profissionais qualificados!

Gostaria de obter mais informações sobre a tecnologia de iluminação UV-C? Entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-